Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Sema recebe comitiva da Noruega para tratar de investimentos em MT
19-02-2016 - 11:52

Uma comitiva da Noruega visitou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na tarde desta quinta-feira (18.02) para tratar de uma parceira com o Governo de Mato Grosso na implementação do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI). A proposta do Governo da Noruega é apoiar o Estado na concretização das metas ambiciosas que visam eliminar o desmatamento ilegal até 2020 e criar um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado nos próximos 15 anos.

Conforme a secretária Ana Luiza Peterlini, neste momento o diálogo se concentrou em questões mais técnicas sobre a implantação de programas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além disso, tratou das formas mais eficientes de conter o desmatamento ilegal que teve um aumento no último ano. “Esta também foi uma oportunidade importante para a equipe norueguesa conhecer melhor a equipe técnica da Sema, tirar dúvidas e se certificar sobre a seriedade do trabalho do atual governo”.

A representante do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Lívia Costa Kramer, frisou durante a reunião que Mato Grosso (no Brasil), Indonésia e Libéria foram selecionados como os três pontos pioneiros no mundo onde a Noruega apoiará programas pilotos de economia sustentável. O objetivo é mostrar que é possível aliar negócios, geração de renda e empregos e ao mesmo tempo proteger a biodiversidade e as florestas. “Queremos que o Estado de vocês sejam um exemplo de que é possível o crescimento econômico caminhar junto com a proteção ambiental”.

Para Daniela Maiuzzo, representante da IDH, que é um trade de investidores do mercado internacional no Brasil (e que integra a lista de apoiadores do programa PCI), Mato Grosso foi escolhido justamente por estar neste momento com um ambiente interno favorável para os investimentos, e que consiste na parceria entre os diversos seguimentos, poder público, setor produtivo e empresarial e a sociedade civil organizada. Além disso, é o que reúne condições de produção, arcabouço legal e comprometimento dos setores envolvidos. “A atuação do Estado na COP 21 de Paris chamou a atenção dos investidores mundiais, que estão realmente interessados em apoiar o programa apresentado”.

Também participaram desta agenda a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Elaine Corsini, a representante do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Marianne Johansen, e a representante da Embaixada da Noruega no Brasil, Anahita Yousefi. Além da equipe da Sema, a missão se reuniu com outras instituições do setor público e privado que integram a lista de parceiros do programa.

COP 21

Em dezembro de 2015, o governador Pedro Taques e a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, participara da 21ª Conferência do Clima (COP 21) em Paris. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020. O Estado também se comprometeu em realizar ações para conter o aquecimento global.

No encontro, Taues defendeu compensação financeira pelo esforços ambientais de Mato Grosso e que essas políticas sejam concretizadas com maior eficiência. Para conseguir alcançar a meta de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, o Estado precisará de investimentos de R$ 39 bilhões nos próximos 15 anos.

 

Fonte: Rose Domingues | Sema-MT
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669