Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Recuperandos constroem cenário do Auto da Paixão de Cristo 2016
11-03-2016 - 07:52

O Auto da Paixão de Cristo de 2016 tem como principal propósito promover a inclusão social e produtiva do público vulnerável, além de preservar uma tradição religiosa milenar. Dentro do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), já é possível atestar a importância deste novo formato do evento, coordenado pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do Governo do Estado.

Parte do cenário está sendo construída pelos recuperandos. Paulo César Rodrigues Júnior, 34 anos, cumpre pena há sete anos. “O trabalho sem dúvida vai me deixar mais preparado para retomar a vida lá fora”, afirmou, empolgado com a participação na construção de peças para o Auto da Paixão. “A cruz já está praticamente pronta”, contou orgulhoso.

Ricardo Machado, 37 anos, está há um ano no Centro de Ressocialização e também vê no trabalho a grande chance de garantir um futuro diferente após terminar de cumprir a pena. “Ocupamos boa parte do nosso tempo na marcenaria, aprendemos a importância da colaboração e também que podemos viver na sociedade de forma honesta”, pontuou Ricardo enquanto lixava a madeira.

Enquanto um grupo se dedica ao cenário do Auto da Paixão, Huanderson Moura, 23 anos, recluso há cinco anos no Centro de Ressocialização, produz delicados quadros que retratam cenas marcantes da vida de Jesus Cristo. As peças, que aprendeu a fazer em um curso de decupagem, serão expostas e comercializadas no espaço de economia criativa do evento.

Há 16 anos no Centro de Ressocialização, Lindomar José Joaquim está empolgado com seu trabalho na marcenaria. “Esta é uma oportunidade de me regenerar, para voltar para sociedade e levar uma vida honesta lá fora. Minha família torce muito por isso e estou fazendo a minha parte aqui dentro”.

De acordo com o diretor do CRC, Winkler Freitas Teles, mais de 50 recuperandos trabalham na marcenaria, ateliê de costura e oficina de artesanato da unidade prisional. “Aqui são produzidos objetos para atender órgãos do próprio Governo do Estado e agora os recuperandos estão tendo a oportunidade de contribuir com o Auto da Paixão”, observou.

“Para nós é uma felicidade muito grande saber que nossos recuperandos estão tendo mais uma nova oportunidade de produzir e, além disso, contribuir com um evento grandioso como o Auto da Paixão. Ganha o recuperando, ganha o Governo do Estado e ganha, principalmente o cidadão”, destacou a primeira-dama do Estado e coordenadora do NAV, Samira Martins.

 O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, aposta no sucesso do novo modelo do evento. “Estamos trabalhando para não deixar nenhum cidadão para trás. Para alcançar esta missão que nos foi dada pelo governador Pedro Taques, criamos na Setas o Emprega Rede, programa voltado a inclusão socioprodutiva do público vulnerável. E é o que estamos fazendo com o Auto da Paixão”, explica o gestor, apontando com grupos vulneráveis envolvidos no eventos, além dos recuperandos do Centro de Ressocialização e do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, indígenas, haitianos, catadores de materiais recicláveis, e adolescentes abrigados em casas lares.

São parceiros do evento as secretarias de Trabalho e Assistência Social; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Educação, Esporte e Lazer; Justiça e Direitos Humanos; e Meio Ambiente, além do Grupo Cena Onze, Senac, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Arquidiocese de Cuiabá, Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso, TV Centro América, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá, Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt) e Colégio Master.

Serviço

O Evento Auto da Paixão acontece de 22 e 27 de março, no Memorial Papa João Paulo II, em Cuiabá, e a entrada será gratuita.

Fonte: mtgov
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 21-11-2017 11h:48m
Taques manda repórter estudar e diz que eucalipto é floresta, ambienta
Economia
| 21-11-2017 11h:37m
TJ nega recurso do Estado e mantém reposição salarial de 11,98% a poli
Economia
| 21-11-2017 11h:34m
Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 22 milhões
Gerais
| 21-11-2017 11h:27m
Cuiabá e 61 cidades de Mato Grosso têm alerta para tempestades, vendav
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669