Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Alta Floresta recebe visita do Sebrae para avaliar informações do Prêmio Prefeito Empreendedor
15-03-2016 - 07:46

O município de Alta Floresta participa da IX Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O objetivo do prêmio é reconhecer a capacidade administrativa de gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A visita técnica foi realizada na última quarta-feira (09.03) em propriedades inscritas para demonstrar a eficácia do projeto. Porém, antes da visita técnica foi realizada uma reunião na sede da Prefeitura de Alta Floresta.

O Prêmio é dividido em etapas estaduais e nacional, dentre as categorias estão: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

Para concorrer ao prêmio, à equipe coordenada pela secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, inscreveu o projeto Olhos D’ Água da Amazônia: Estratégia de Gestão Ambiental em Alta Floresta, nas categorias: Inovação e Sustentabilidade e Melhor Projeto. O PRODAM fase II teve início em 16 de setembro de 2013 e tem término previsto para 16 de março de 2016, em que beneficiou diretamente a sociedade altaflorestense, principalmente quando se trata de recuperar passivos ambientais com a recuperação de nascentes, cursos de rios, pois proteger os recursos hídricos não é apenas um dever do proprietário rural, mas sim de todos que fazem parte da região, destaca a secretária.

O projeto Olhos D’ Água da Amazônia, teve como principal financiador o Fundo Amazônia/BNDES, com recursos não reembolsáveis R$ 7.182.970,00, durante os 30 meses de execução, onde mais 68% desses recursos foram aplicados diretamente ao produtor, com aquisição de trator, retroescavadeira hidráulica, aquisição de lascas de itaúba, arame, calcário, kits de ordenha, material para consolidação das Hortas Orgânicas, além de materiais como GPS, veículos, dentre outros, explicou a secretária de Meio Ambiente Aparecida Sicuto.

Segundo o analista do Sebrae/MT, Márcio Machado, a visita in loco serve para observar todas as evidências que foram  descritas no projeto para concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor, verificar como esta na prática isso para as pessoas beneficiadas e sua importância para o município. “Os resultados têm que ser extremamente importantes”, destaca. Para ele, além de conhecer as propriedades e os beneficiários, de certa forma é um mecanismo ter um contato visual com as ações do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, que concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor.

Foram visitadas as Unidades Demonstrativas de Hortas Orgânicas do produtor Geraldo Francisco Dias na Comunidade Cristalina, e do produtor Luiz Caione na Comunidade Monte Alegre, que é uma das UD do PRODAM, com sistema de manejo integrado de pastagens, recuperação de áreas de preservação degradadas, Meliponocultura.

Conforme o coordenador executivo do PRODAM, José Alesando Rodrigues, o encontro foi uma oportunidade de evidenciar as ações desenvolvidas pelo projeto que tem um papel fundamental de política pública na gestão ambiental no município de Alta Floresta. “Temos vários resultados positivos relacionados ao projeto e agora vamos aguardar o resultado desta premiação”, completa Rodrigues.

Participaram da reunião e da visita in loco o coordenador executivo do PRODAM, José Alesando Rodrigues, a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, a engenheira florestal Gercilene Meira, o engenheiro agrônomo Cleverson Rodrigues, e o gerente da Agência Sebrae Alta Floresta Roberto Dahmer.

 

Fonte: pmaf
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669