Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Foto de beijo em protesto de fotógrafo de MT é selecionada na China
31-03-2016 - 07:37

O fotógrafo cuiabano Lucas Ninno, 26 anos, é o único brasileiro a expor na 16th International Photography Art Exibition, que deve acontecer em maio, na China. A foto de dois estudantes de se beijando durante um protesto no Chile, em 2014, está entre as 638 imagens selecionadas para a exibição. O evento teve mais de 55 mil inscritos, de 96 países, e vai homenagear os melhores trabalhos, com prêmios que chegam a R$ 10 mil.

A imagem que leva o nome de Lucas Ninno e de Mato Grossoaté o outro lado do mundo foi feita durante um protesto de estudantes chilenos, por educação pública, em Santiago, há dois anos. O fotógrafo trabalhava para uma agência de notícias e, no momento do clique, estava tentando escapar de uma confusão entre manifestantes e polícia.

“Como todas as manifestações no Chile, tudo começou bem e terminou em confusão. Eu estava correndo para fugir dos conflitos e do gás lacrimogênio, quando vi um casal se beijando. Tirei a foto e continuei fugindo”, contou.

Ninno disse que o contraste do beijo com os policiais em atividade é tão intenso que algumas pessoas já perguntaram se ele teria combinado com o casal para fazer a foto. Para o concurso, Lucas ofereceu, inclusive, a sequência de fotos do momento.

“Estava acontecendo. Bati umas três fotos até que o rapaz reparou que estava sendo fotografado. Na sequência dos cliques, é possível perceber o flagrante”, explicou. Lucas não irá até a Ásia para ver o trabalho exposto, mas diz que está realizado com o aceite da imagem. O evento é patrocinado pelo governo chinês, acontece a partir do mês de maio, em Zhengzhou.

“Este é o maior concurso que participo. É muito importante na China e no mundo. Independentemente de ganhar ou não o prêmio, já estou feliz em expor em um evento desse porte”, disse.

O fotógrafo já foi premiado em 2011, no concurso Picture of the Year International, em segundo lugar, na categoria latina, de esportes. No mesmo ano, ele foi um dos cinco brasileiros selecionados para a exposição Latino Lente, em Santiago, no Chile. Ninno também recebeu uma menção honrosa no Pictures of the Year de 2013.

Lucas soube do concurso através de páginas que acompanha na internet, que o ajudam a agendar os eventos que tem interesse. Como único brasileiro no evento, ele contou que já teve receio de se inscrever em competições.

“Tinha baixa autoestima. Achava que o meu trabalho pudesse não ser aprovado nos concursos, mas, na verdade, nunca se sabe ao certo o que se passa na cabeça dos avaliadores. Eu sentia um medo caipira de não passar por não ser de um grande centro”, explicou.

O artista começou a fotografar em 2010, durante uma viagem que fez sozinho para o Chile. No ano passado, passou pelo interior do Rio Grande do SulArgentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai para fotografar pelo projeto “Meu Amor América”. Lucas deseja visitar os países do norte da América Latina para completar o trabalho e organiza uma exposição com o material já feito.

Fonte: G1
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 21-11-2017 11h:48m
Taques manda repórter estudar e diz que eucalipto é floresta, ambienta
Economia
| 21-11-2017 11h:37m
TJ nega recurso do Estado e mantém reposição salarial de 11,98% a poli
Economia
| 21-11-2017 11h:34m
Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 22 milhões
Gerais
| 21-11-2017 11h:27m
Cuiabá e 61 cidades de Mato Grosso têm alerta para tempestades, vendav
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669