Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Odontologia estética: questão de saúde
18-05-2016 - 12:20


O curso de graduação em Odontologia prepara o aluno para ter uma visão generalista da profissão. Contudo, ao se formar, o profissional procura se especializar para obter destaque no mercado, para se tornar referência pela habilidade de executar procedimentos específicos, ou para se diferenciar pelo conhecimento técnico profundo em uma determinada área.

Em contrapartida, a especialização, a concentração em áreas específicas da profissão, por vezes leva o profissional a ignorar a importância de entregar ao paciente um tratamento completo, que alie saúde, funcionalidade e estética. Por isso, equipes multidisciplinares ou profissionais multiespecializados são cada vez mais procurados, principalmente para a resolução de casos complexos.

 A reposição clínica de dentes naturais condenados por implantes dentais representou um dos maiores avanços na odontologia restauradora. A introdução dos implantes na prática odontológica tornou possível a reabilitação de pacientes desdentados, total ou parcialmente, de forma mais adequada e confortável. Porém, até bem pouco tempo, o enfoque principal era apenas a sobrevivência do implante e a manutenção da saúde. Não havia uma grande preocupação com a estética.

No entanto, atualmente, a Odontologia vem buscando a estética de uma maneira muito marcante. A última década representou um avanço muito grande da busca pelo sorriso perfeito. A qualidade estética passou a ser considerada quase tão importante para o sucesso da terapia quanto a obtenção da saúde.  Tanto o é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a definir SAÚDE como “um estado de bem-estar completo: físico, mental e social, não meramente a ausência de doença e enfermidade”. 

Nessa tendência, cada vez mais os pacientes desejam resultados estéticos e funcionais. Quando se utiliza terapia envolvendo implantes, apresentar um resultado que corresponda ou supere as expectativas do paciente é a chave para o sucesso. 

Para alcançar resultado estético ideal no tratamento reabilitador é necessário conhecer parâmetros de importância. Precisa-se ter em mente que a perfeição do sorriso depende diretamente da qualidade dos elementos dentais e gengivais que ele contém. A sua conformidade com as regras de beleza estrutural, com as relações existentes entre os dentes e os lábios durante o sorriso e a integração harmônica na composição facial, conjuntamente, são responsáveis pela obtenção do melhor resultado. É nesse ponto que o profissional multiespecializado obtém um resultado mais completo. 

Entende-se que a instalação de implantes e próteses em zona estética é um procedimento especialmente desafiador. Contudo, amplamente controlado. Para isso, deve-se lançar mão de todos os recursos disponíveis, tais como, por exemplo:

·  Implantes instalados imediatamente após a extração, com coroas provisórias imediatas, evitando-se a contração dos tecidos que ocorreria no lapso temporal entre a extração e a confecção do implante definitivo;

·  Correção estética da margem gengival desnivelada;

·  Diminuição de faixa gengival excessiva, aumentando o tamanho dos dentes;

·  Gengiva de porcelana;

·  Enxertos gengivais;

·  Coroas de porcelana pura;

·  Lentes de contato dentais de porcelana;

 Portanto, quando se planeja a reabilitação de um paciente com uma visão holística, deve-se buscar a solução para seu problema por meio de um tratamento integrado, não fragmentado. Só é possível superar expectativas e, assim, alcançar um diferencial, quando se faz uso de todas as dimensões do conhecimento científico, combinando-se uma variedade de modalidades terapêuticas que devem ser consideradas para orientar uma reabilitação estética mais próxima possível da dentição natural.

 

*Elibel Carvalho é dentista, mestre em periodontia, especialista em implantodontia e odontopediatria

 

Fonte: * Elibel Carvalho
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669