Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Dia de Campo incentiva produção de mudas de café em Nova Bandeirantes
26-05-2016 - 11:55

Mais de 50 cafeicultores do município de Nova Bandeirantes (1.026 km ao Norte de Cuiabá) participaram do Dia de Campo sobre Produção de Mudas, Podas de Café e do lançamento oficial do Programa Municipal de Retomada da Cadeia Produtiva da Cafeicultura. Os agricultores visitaram o jardim clonal da Secretaria Municipal de Agricultura que possui oito clones de café Robusta (Coffea canephora). A aula prática foi realizada no Sítio Campina da lagoa, na propriedade do cafeicultor Frederico Godoy.

O cultivo do café é considerado a segunda economia do município com uma área de 1.200 hectares e produtividade média de 11 sacas por/hectare. São mais de 180 agricultores que cultivam o grão. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Thiago Tombini, ministrou palestra e mostrou na prática novas técnicas, produção de mudas clonais, podas e cuidados com a planta.

Ele destaca que o café é um dos poucos produtos agrícolas que o agricultor tem a certeza de vender por um preço melhor, se for de boa qualidade. “O preço que se alcança na venda de um café de qualidade inferior é sempre bem menor que o preço de um café de boa qualidade. Por isso, compensa o esforço para conseguir um produto melhor, os cuidados são irrisórios em relação ao preço que você consegue ao comercializar um café de qualidade superior”, enfatiza Tombini.

De acordo com o engenheiro da Empaer, o sucesso da lavoura cafeeira depende, entre outros fatores, da boa qualidade das mudas, que devem ser adquiridas em viveiros idôneos e certificados. Outra alternativa que pode ser realizada nas pequenas propriedades é a produção de mudas pelo próprio cafeicultor e também a instalação de viveiros comunitários, onde pequenos agricultores se unem para produção de mudas em mutirão.

O município de Nova Bandeirantes faz parte da “Rota do Café”, com alta produção de grãos e potencial de crescimento da atividade. O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) tem a intenção de implantar em Mato Grosso a produção de café clonal, uma técnica desenvolvida pela Embrapa de Rondônia. A técnica consiste na reprodução da planta de café conservando todas as suas características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.

O produtor Frederico Godoy, proprietário de uma área de mais de 50 hectares, iniciou o cultivo do café no final dos anos 70. E desde então, possui o cultivo de 6 mil pés de café das variedades Conilon e Robusta. No ano 2000, plantou 700 pés de café clonado trazido do Estado de Rondônia. A colheita já começou (abril a junho) e o produtor espera colher em torno de 7 mil quilos de café e ter um lucro de R$ 35 mil com a venda do produto.

Segundo Godoy, o Dia de Campo foi importante para aprender novas técnicas e principalmente incentivar o retorno do cultivo. Ele mencionou que o engenheiro Thiago tem contribuído para o fortalecimento e aprendizado na condução da lavoura do café. “O técnico da Empaer é o “cara do momento”, está incentivando e mostrando as técnicas e clones para cultivo. Nunca tivemos um curso e foi surpreendente a participação de 50 produtores”, declara Frederico.

A prefeita Solange Souza Kreidloro lembrou que Nova Bandeirantes já foi considerada a capital estadual do café e esse é o primeiro passo para a retomada da produção. “Estamos no caminho certo, pode até demorar um pouco para produzirmos, mas tenho a certeza que com novas técnicas seremos mais fortes do que antes”, conclui.

Fonte: Rosana Persona | Empaer-MT
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669