Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Prêmio Respostas Para o Amanhã está com inscrições abertas
14-06-2016 - 18:02

Alunos que cursam o Ensino Médio em escolas públicas de todo Brasil podem inscrever projetos para melhoria no dia a dia de suas comunidades no concurso “Respostas Para o Amanhã”. Promovida pela Samsung, a premiação nacional – que está na terceira edição – tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública, por meio da identificação, estímulo e difusão de práticas educativas relacionadas ao desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

Professores e alunos são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para pensar em soluções que sejam capazes de resolver problemas identificados nas comunidades onde as escolas estão instaladas. Os interessados devem se inscrever até 29 de agosto, pelo site www.respostasparaoamanha.com.br, onde está disponível o regulamento completo do prêmio.

A comissão julgadora, constituída por especialistas em educação, irá selecionar os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio.

Para os cinco vencedores nacionais, serão entregues um notebook para o diretor da escola, um notebook para o professor responsável, dois notebooks e uma faixa para a escola, além de medalhas para os alunos e docentes. O grande vencedor nacional receberá um notebook para cada aluno da sala, uma faixa e um troféu para a escola, uma medalha por aluno, diretor e professor. A escola que vencer por voto popular ganhará um troféu e uma faixa comemorativa.

O programa tem a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Além disso, a Samsung conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

Edição anterior

Nas edições de 2014 e 2015, mais de 30 mil alunos da América Latina, orientados por cerca de 4.500 professores, submeteram mais de 3.800 projetos no concurso, realizado no Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

No Brasil, o prêmio de Grande Vencedor do concurso em 2015 ficou com o Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara (GO), com o projeto “Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural”, que visa melhorar a saúde pública da zona rural do município por meio do combate a parasitoses pelo consumo de água não tratada. Com a ajuda da professora de Biologia, os alunos identificaram e utilizaram o potencial antimicrobiano das sementes da moringa oleífera, uma planta da região capaz de reduzir a quantidade de bactérias presentes na água.

Na categoria Vencedor Nacional, o prêmio foi para a Escola Estadual Pedro Neca, de Porto Esperidião, com o projeto Biodigestor Anaeróbico. A proposta é substituir o fogão a lenha por meio da transformação de resíduos em matéria-prima para o processo de fermentação, base para a produção de biogás. Além de combater o desmatamento e a emissão de gazes poluentes, o biodigestor gera energia limpa, renovável e com baixo custo e ainda produz um biofertilizante para a produção de hortaliças.

A ação contou com a participação de 22 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, sob comando do professor de matemática e física da escola, Adair José Pereira. Ele conta que a decisão do trabalho foi embasada em vários fatores, como a existência em grande escala da matéria prima, o esterco, já que a principal atividade econômica do Distrito Pedro Neca é a pecuária.

O professor lembra que o projeto piloto foi desenvolvido na casa de uma moradora da comunidade. "Nós usamos o biodigestor para produzir o biogás de cozinha na casa da dona Eva. Ela é aposentada, tem pouca renda e usava o fogão a lenha, o que além de necessitar de poda ou corte de árvore fazia muita fumaça, situação que prejudicava a saúde dela".  Na casa da idosa, foi produzido o vídeo que comprovou que o experimento funcionava, enviado aos organizadores do prêmio.

Para o secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc), Gilberto Fraga de Melo, a iniciativa contribui para o aumento da atratividade do Ensino Médio. “É preciso lançar mão de novas práticas educativas que incentivem a participação do estudante, que promova o protagonismo juvenil, a investigação e a intervenção nos territórios, bem como a articulação entre teoria e prática", ressalta o professor, destacando que é uma oportunidade para que professores e alunos proponham soluções que envolvam a aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, que possam gerar mudanças positivas na sociedade nos campos educacionais, sociais, econômicos ou ambientais.

Serviço:

Concurso Respostas Para o Amanhã

Inscrições: de 31 de maio a 29 de agosto de 2016

Site: www.respostasparaoamanha.com.br

Fonte: Viviane Saggin | Seduc-MT
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 21-11-2017 11h:48m
Taques manda repórter estudar e diz que eucalipto é floresta, ambienta
Economia
| 21-11-2017 11h:37m
TJ nega recurso do Estado e mantém reposição salarial de 11,98% a poli
Economia
| 21-11-2017 11h:34m
Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 22 milhões
Gerais
| 21-11-2017 11h:27m
Cuiabá e 61 cidades de Mato Grosso têm alerta para tempestades, vendav
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669