Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Um tijolinho na grande parede da educação
30-06-2016 - 11:24


Muitas das nossas mais saudosas lembranças têm como cenário o ambiente escolar. Mas para garantir boas lembranças e uma educação de excelência é preciso todo um aparato por trás do sistema educacional.

E não é difícil de imaginar o tamanho do desafio que é estar à frente da rede de ensino, não é mesmo. Mas somente depois de acompanhar, por três anos consecutivos, os resultados e os novos índices da qualidade da educação municipal de Cuiabá, constatei que não era possível ter noção do quanto o modelo era ineficiente – anos atrás.

Quando aceitei o desafio de me tornar secretário de Educação, a realidade era de infraestrutura inadequada, pais insatisfeitos, professores e alunos desmotivados e uma dívida de R$ 15 milhões para pagar.

“Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais”. Lanço mão do verso eternizado na canção de Belchior para dizer que o quadro acima pintado por mim me assustou e não pode ser a realidade na vida das crianças ou a lembrança de quando se tornarem adultas.

Não é demasiado repetir que “o trabalho em equipe é o combustível que permite pessoas comuns obterem resultados incomuns”. E foi justamente essa a motivação durante os mais de três anos que fiquei na Secretaria Municipal de Educação (SME): eu sabia que com pessoas certas nos lugares certos, os resultados positivos viriam.

Quando substituímos o desânimo pelo empenho, o resultado veio no formato de mais 3 mil vagas na Educação Infantil, de 14 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cerca de 100 obras a mais, em ampliação e construção de escolas.

Não se tratam apenas de obras, de paredes de concreto. São os espaços que vão emoldurar a memória das crianças. São símbolos da confiança de pais e mães que precisam deixar seus filhos em um local adequado e seguro enquanto trabalham. São espaços de desenvolvimento e formação de pessoas.

Foi pensando nisso que voltamos o nosso empenho para fazer com que esses espaços ocupassem as melhores lembranças dos adultos de amanhã. Isso é apenas um tijolinho na grande parede da educação.

Aprendi que empenho é melhor que desânimo, mas não estou satisfeito. A qualidade da educação é fundamental. E isso vai muito além da gestão. Aplicar recursos de forma correta, buscando sempre o melhor resultado que se pode obter é o mínimo.

 

Gilberto Figueiredo é ex-secretário de Educação de Cuiabá e ex-diretor Regional do Senai-MT

 

Fonte: *Gilberto Figueiredo
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669