Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Alta Floresta recebe PJe
29-08-2016 - 10:29

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) já está funcionando na Comarca de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá). O sistema foi instalado na tarde desta sexta-feira (26 de agosto) em solenidade realizada no Fórum da cidade. No pronunciamento de implantação, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, ressaltou a transformação que o PJe está fazendo na tramitação processual.

“O Processo Judicial Eletrônico não é só do Judiciário, é uma conquista de toda a sociedade”, afirmou Paulo da Cunha. O magistrado também destacou que o sucesso da nova plataforma processual só está sendo possível graças à dedicação dos diversos parceiros, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio das diversas seccionais.

Em Alta Floresta a 8ª Seccional da OAB já começou a capacitação dos advogados. No primeiro treinamento participaram mais de 100 profissionais. O presidente da seccional, Celso Reis de Oliveira, assinalou que a evolução em Alta Floresta começou há 30 anos, com a implantação da comarca na cidade. “Toda inovação tecnológica capaz de melhorar a atividade jurisdicional é bem-vinda”. 

O PJe foi implantado na 1ª, 2ª, 3ª e 6ª varas cíveis e no juizado especial, mas seu uso só passará a ser obrigatório a partir do dia 5 de setembro. Com o processo digital cerca de 100 novos processos que são distribuídos por mês para as varas cíveis passarão a ser eletrônicos.

Na solenidade de implantação, o juiz auxiliar da Presidência do TJMT Aristeu Dias Batista Vilella apresentou as vantagens e facilidades do novo sistema. Ele também enfatizou que todos os envolvidos precisam deixar de lado as resistências e abraçar o processo eletrônico. “Estamos saindo do processo de papel, então é natural que isso gere um certo desconforto”, explicou. Aristeu ressaltou ainda que o PJe é um serviço entregue por pessoas comprometidas com a qualidade, a segurança e a agilidade.

A Comarca de Alta Floresta tem quase 20 mil processos nas quatro varas cíveis e no juizado especial. A juíza diretora do Fórum, Milena Ramos de Lima e Souza Paro, está otimista com a novidade e salientou o comprometimento dos servidores, que buscaram a capacitação e estão motivados com o novo sistema. “O processo eletrônico representa uma quebra de paradigma que tem a capacidade de melhorar o trabalho que prestamos à sociedade”, avaliou.

Os servidores estão motivados com a mudança. Para a gestora da 6ª Vara Cível, Marise Ivete Wottrich Bocareli, o processo eletrônico vai resolver um grande problema do seu local de trabalho, que é a falta de espaço. A vara tem quase 4 mil processos, todos físicos. “Esperamos que com o PJe possamos tirar vários escaninhos para ganharmos mais espaço”.

No juizado especial os servidores já estão trabalhando com o novo sistema há uma semana, pois todos os processos que tramitavam no Projudi (Processo Judicial Digital) foram migrados para o PJe no dia 19 de agosto. A gestora do juizado, Maria Isabel dos Anjos, conta que não há dificuldades em operar o novo sistema. Ela explica que de um dia para o outro passou a movimentar quase dois mil processos via PJe. “As dificuldades vão sendo superadas na medida em que vamos trabalhando”, disse.

Com a instalação do PJe em Alta Floresta o novo sistema está implantado em 93 unidades judiciárias de 1º e 2º grau, movimentando mais de 93 mil processos em todo o Estado. 

Participaram da solenidade de implantação do PJe o prefeito Asiel Bezerra Araujo, o defensor público Paulo Roberto da Silva, representando a Defensoria Pública Estadual, e o promotor de justiça Daniel Carvalho, representando o Ministério Público Estadual.

Fonte: Vlademir Cargnelutti
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Judiciária
| 23-11-2017 10h:11m
Juízes vão ao STF contra imunidade para deputados de MT
Economia
| 23-11-2017 09h:58m
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 60 milhões no sábado
Política
| 23-11-2017 09h:48m
Novo texto da reforma mantém idade mínima de 65 para homens e 62 para
Política
| 23-11-2017 09h:47m
Polícia Federal prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669