Página Inicial
 
 
- Alta Floresta - Mato Grosso
 
  Últimas Notícias
 
Criança com doença degenerativa realiza sonho de ir ao cinema
20-06-2017 - 09:29

Ir ao cinema: uma atividade considerada normal para a maioria das pessoas, mas que pode ser a realização de um sonho para outras. Que o diga o menino Gilmar Lucindo, que acabou de completar 12 anos e que tinha um grande desejo de assistir um filme no cinema. Gilmar sofre de Atrofia Muscular Espinhal ou Amiotrofia Espinhal (AME), doença degenerativa, de origem genética, que o impede de se locomover, e até mesmo de respirar sem a ajuda de aparelhos. Seu sonho se tornou realidade na tarde de quarta-feira, 14 de junho, quando finalmente saiu de casa para assistir o filme “As Aventuras de Ozzy”.

Segundo o médico que acompanha Gilmar, o Coordenador Médico do Qualycare, Heleno Strobel Rosa, a doença dele causa uma atrofia muscular, que leva a uma incapacidade de se mexer e se locomover. E em alguns pacientes, como é o caso dele, evoluiu para uma dificuldade respiratória, por isso ele necessita de ventilação mecânica contínua.

“Acompanho o Gilmar há 1 ano. Para ele estar aqui hoje foi um trabalho de toda uma equipe multidisciplinar, médico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e enfermeiros, desenvolvendo um trabalho para deixá-lo confiante para poder realizar o sonho dele de vir ao cinema pela primeira vez. Nós trouxemos toda a estrutura do home care para o cinema e foi feito um treinamento com a equipe antes do evento para nos certificarmos que daria tudo certo. E a prova de que o trabalho foi bem feito é que ele está aqui hoje podendo realizar seu sonho. Ele está bem, está confiante e muito feliz. Para mim, é uma realização profissional fazer parte deste momento da vida do Gilmar”, disse o médico. 

A fisioterapeuta Stelamare Rocha Souza também estava na equipe que acompanhou Gilmar ao cinema. “Para manter uma qualidade de vida melhor e mantê-lo bem junto com a sua família, ele faz fisioterapia motora e respiratória, para evitar encurtamento muscular, dores e melhorar a capacidade pulmonar para que ele tenha uma respiração melhor. Ele respira através de um respirador, mas consegue ficar um certo tempo fora da ventilação mecânica, por exemplo quando vai tomar banho , apesar de ser um tempo curto. Ele é uma criança feliz, encantadora, cativa a todos, é muito especial. Essa ação é algo esperado há muito tempo, ele sempre pedia isso e foi realizado todo um trabalho com a equipe para conseguir realizar este sonho”, comentou. 

Kenia Marcia Oliveira Silva, mãe de Gilmar, se disse surpresa, pois não imaginava que esta ação seria possível. “Estou tão feliz que nem consegui dormir de tanta expectativa. Nunca pensei que fossem mobilizar tanta gente para proporcionar um passeio para meu filho. Ele ficou muito feliz, era o sonho dele. Muito obrigada a todos que estiveram envolvidos para que esta ação se tornasse realidade”. 

Gilmar ainda ganhou vários presentes de lojistas do shopping e comeu um lanche. Após o final do filme, retornou para casa muito feliz, e com a certeza de que sonhos podem sim se tornar realidade. 

Fonte: ZF PRESS - Assessoria de Imprensa QualyCare
 
  Notícias Relacionadas
 
 
  Comentários
 
 
 
 
  Vídeos
  ASSEMBLEIA DE MATO GROSSO ENTREGA AMBULÂNCIAS
 
  Publicidades
WATSSAP
 
  Últimas Notícias
Política
| 16-11-2017 10h:51m
Servidores exigem garantia de salário no dia 10 e fim dos incentivos a
Política
| 16-11-2017 10h:47m
R$ 40 mil apreendido em armário no TCE
Esporte
| 16-11-2017 10h:13m
Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro
Política
| 16-11-2017 10h:10m
Homologada cautelar que impede Prefeitura de Paranaíta a pagar empreit
 
 
  Publicidades
 
  Facebook
 
Anjos Notícias 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados
Av. Paulo Pires, 550 - Setor G - Alta Floresta - Mato Grosso | (66) 3521-1738 | (66) 9 8404-4744 | (66) 9 9224-4376 | (66) 9 9903-0669