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Estudos sobre aeroportos ficam prontos em 120 dias
08-11-2017 - 09:56

Oito empresas ou consórcios estão autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiarão a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e dos aeroportos regionais de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A lista foi publicada pelo governo federal, no Diário Oficial da União (DOU). 

O prazo para realização do estado é de 120 dias. Após, o levantamento será entregue ao Ministério dos Transportes, Aviação Civil e Portos (MTPA). A intenção de concessionar as cinco unidades aeroportuárias mato-grossenses à iniciativa privada, por um período determinado, é melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. Para isso, a estratégia busca melhorar a infraestrutura, além de melhorar o caixa da União e estimular a economia. 

Ao todo, conforme informações do Ministério dos Transportes, os consórcios deverão realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para os 13 aeroportos localizados no país qualificados pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), em agosto deste ano. 

Conforme a assessoria de imprensa do governo do Estado, Mato Grosso é o único do Brasil a ter um bloco individualizado e tem atraído a atenção de muitos investidores. De acordo com o edital, os estudos dos consórcios selecionados pela comissão terão os valores ressarcidos pelos futuros vencedores dos leilões. Para o bloco de Mato Grosso, o limite para ressarcimento do estudo técnico será de R$ 22,8 milhões. 

O leilão em bloco dos aeroportos no Estado foi proposto pelo governador Pedro Taques e aceito pelo Ministérios dos Transportes. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, pelo novo modelo, a empresa vencedora da licitação para gerir o aeroporto Marechal Rondon, deverá converter o valor da outorga em investimentos a serem destinados para melhoria da estrutura dos quatro regionais. 

As empresas autorizadas são o consórcio “Aeroportos Modernos” (formado pela Planos Engenharia S/S Ltda., Ghafari do Brasil Consultoria Ltda, Engimind Consultores em Mobilidade e Transportes e Geotec Consultoria Ambiental Ltda), o consórcio Sener Setepla, integrado ainda pela ATP Engenharia e Prospectiva, a empresa Ernst & Young Assessoria Empresarial, e o grupo BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, Aecom do Brasil, Arap, Nishi & Uyeda Advogados, Urban Systems e Deux Consultores Econômicos. 

As outras são o consórcio formado por Bacco Arquitetos, CPEA Consultoria, Infraway Engenharia, Moysés & Pires Sociedade de Advogados, Proficenter Negócios em Infraestrutura Ltda. – ME; e Terrafirma Consultoria, o consórcio “Concessões Aeroviárias”, integrado pela EBEI – Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura, Fernandes Arquitetos Associados, Mind Estudos, Walm Engenharia e Wingsplan Engenharia, o grupo Progen Projetos, Logit Engenharia, JGP Consultoria e Maluf Sociedade, e, ainda, a Indra Consultoria. 

Em outubro passado, pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada trimestralmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Ministério dos Transportes mostrou o aeroporto de Várzea grande subiu duas posições em relação a pesquisa do trimestre anterior, quando também havia melhorado o status e alcançado a 14ª colocação dos 15 terminais listados. 

Dessa vez, o Marechal Rondon figurou em 12º na lista, que é liderada pelo terminal de Viracopos (SP). O crescimento do terminal foi de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o documento. Neste terceiro trimestre de 2017, aeroporto teve avaliação final em 4,22, sendo 5 a pontuação máxima. 

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